WikiLeaks: Kadhafi financiava guerrilha comunista das Filipinas

24-08-2005 06:30

 

Manila, 07 Set (Inforpress) – O coronel líbio Muammar Kadhafi financiou durante anos o Novo Exército do Povo (NEP), a guerrilha comunista das Filipinas, revela um telegrama divulgado pelo WikiLeaks, de acordo com a imprensa filipina. 

O regime de Kadhafi terá enviado, pelo menos, sete milhões de dólares (4,9 milhões de euros) ao Partido Comunista das Filipinas, ilegal, e ao seu braço armado no final dos anos 80 e no início dos anos 90, de acordo com o telegrama datado de 14 de novembro de 1991 e citado pela televisão filipina ABS-CBN.

O documento revela que a Líbia financiava também outros grupos de todo o mundo entregando dinheiro diretamente aos seus militantes que realizavam treinos naquele país do norte de África.

“Militantes da Ásia, América Latina e África chegavam à Líbia para treinos, normalmente fazendo-se passar por estudantes”, refere o telegrama divulgado pelo WikiLeaks.

O Novo Exército do Povo conta com cerca de seis mil combatentes e há 42 anos que luta contra as forças governamentais.

Há alguns dias, o NEP manifestou a sua vontade de retomar as negociações com o Governo das Filipinas com o objetivo de se alcançar um acordo de paz antes de junho de 2012 e hoje o Governo de Manila e os rebeldes comunistas anunciaram que vão reunir-se no próximo mês em Manila com a mediação do enviado especial da Noruega Ture Lundh.

O responsável rebelde pelas negociações Luís Jalandoni afirmou que ambas as partes concordaram em dar “passos positivos”, incluindo esforços para serem libertados os rebeldes detidos.

Já o negociador do lado do Governo Alex Padilla afirmou que Manila está aberta à libertação dos rebeldes, mas não deu garantias da sua concretização.