Tunísia: Primeiro gabinete da ONU para os direitos humanos no Norte de África é inaugurado hoje

14-07-2011 15:27

 

 Tunes, 14 jul (Inforpress) – A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, inaugura hoje em Tunes o primeiro gabinete da ONU para os direitos humanos no Norte de África. 



De acordo com o gabinete da Alta Comissária, em Genebra, “tem havido (na Tunísia) uma série de desenvolvimentos positivos no domínio dos direitos humanos desde a queda do governo de Ben Ali, nomeadamente a ratificação dos principais tratados internacionais para os direitos humanos, a preparação das eleições e a instituição de uma maior liberdade para a população”.

A Tunísia tornou-se em Junho o primeiro país do Norte de África a reconhecer o Tribunal Penal Internacional (TPI) na esteira do levantamento popular que derrubou o presidente Zine El Abidine Ben Ali a 14 de Janeiro.

Este país é o quarto membro da Liga Árabe a reconhecer aquele tribunal, depois do Djibuti, do arquipélago das Comores e da Jordânia.

Navi Pillay, que chegou na quarta-feira a Tunes, tinha encontros previstos com o primeiro-ministro de transição, Béji Caid Essebsi, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Mouldi Kéfi, bem como com representantes da sociedade civil tunisina.