TCV: Programa Visão Global suspenso
O programa Visão Global, emitido semanalmente aos domingos na Televisão de Cabo Verde vai ser suspenso. A informação chegou à nossa redacção através de um comunicado assinado pelos dois comentadores do programa, Corsino Tolentino e Luís Filipe Tavares. Apresentado pelo jornalista Nélio Santos, o programa estava no ar desde Maio de 2009.
De acordo com o comunicado, a suspensão do programa "foi provocada pela candidatura presidencial de Manuel Inocêncio Sousa (MIS), que, para isso, se serviu de todos os mecanismos de pressão ao seu dispor. Com o director ausente, os restantes membros da direcção da TCV (Televisão de Cabo Verde) não aguentaram e o resultado foi a morte repentina do programa, o que mais uma vez revela a vulnerabilidade da componente comunicação no sistema de defesa da Liberdade e da Democracia em Cabo Verde".
Segundo o documento, o programa já estava sob pressão há algum tempo. "Mas, existia uma espécie de consenso baseado nos bons indicadores de desempenho do Governo na matéria e segundo o qual o programa resistiria, aperfeiçoando-se. A decepção dos optimistas instala-se quando a senhora mandatária nacional mostra os dentes e a direcção da TCV cede", lê-se.
Recorde-se que no dia 26 de Julho de 2011, Cristina Fontes Lima, Ministra-adjunta e da Saúde, apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a alegada parcialidade da edição de domingo, dia 24 de Julho. "A CNE terá dado início à análise do caso, que ainda não concluiu", lê-se no comunicado.
No documento, os dois comentadores alegam que "paralelamente ao procedimento legal e justo de recorrer à CNE, a senhora ministra exerceu forte pressão sobre a direcção interina da TCV e o apresentador de Visão Global. O resultado foi a cedência da direcção, o elo mais fraco, que apresentou uma proposta que os analistas consideram insensata: suspender imediatamente Visão Global até depois da eleição presidencial".
No entanto, Corsino Tolentino e Luís Filipe Tavares rejeitaram a proposta de suspensão, por a julgarem "uma grave cedência à pressão ilegítima de uma das candidaturas e um precedente inadmissível no processo de consolidação e desenvolvimento da comunicação e da cultura democrática em Cabo Verde".
Sendo assim, os analistas concluem que "a morte provocada de Visão Global é um sinal preocupante do que poderá acontecer à comunicação social em Cabo Verde se a estratégia do silenciamento vencer".
Apesar de tudo, os analistas manifestam disponibilidade para voltar a colaborar com a televisão pública, "num quadro de salvaguarda das regras e princípios da comunicação livre e democrática".
Apresentado pelo jornalista Nélio Santos, o programa "Visão Global" era emitido aos domingos pela TCV, com repetição às segundas-feiras. A análise política nacional, regional e internacional era um dos objectivos do programa. Tinha como principal objectivo a análise dos grandes temas da actualidade, incluindo a política nacional, regional e internacional. "Visão Global" começou a ser emitida em Maio de 2009, e já estava na terceira temporada.
De referir que o Expresso das Ilhas tentou ouvir alguns esclarecimentos por parte da TCV e da Comissão Nacional de Eleições, mas tal não foi possível até ao momento.