Santa Catarina de Santiago promove Fórum Internacional sobre Desenvolvimento Urbano

11-07-2011 19:58

 

 Cidade da Praia, 11 Jul. (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina, na ilha de Santiago, promove nos dias 16 e 17 deste mês, um “ Fórum Internacional sobre o desenvolvimento urbano de Santa Catarina”. 


Em nota de imprensa, a autarquia refere que se pretende com esta iniciativa, debater as principais opções do Plano Director Municipal, no tocante às orientações estratégicas e de desenvolvimento urbano deste concelho. 

Conforme indica o mesmo documento, a realização deste fórum significa que a autarquia assumiu como desafio de primeira linha, “a adopção efectiva de instrumentos que reforcem a eficiência da administração autárquica na prestação de serviços de qualidade e modernos a nível de ordenamento do território, urbanização e requalificação urbana da cidade e doutros aglomerados urbanos e peri-urbanos e, consequentemente, a garantia de uma gestão urbanística de sucesso”.

De acordo com os argumentos sustentados pela edilidade, com a elevação para 24 o número de cidades cabo-verdianas, impõe-se novos cenários de desenvolvimento urbano e a constante mobilização de parceiros de desenvolvimento no país.

Francisco Tavares, edil de Santa Catarina, considera que o seu município “deve assumir de forma clara, inteligente e participada”, o seu papel de “concelho pivot” do interior da ilha de Santiago, em termos de riqueza, cultura e conhecimento.

O autarca assegura que estas perspectivas extravasam o quadro do Poder Local e do Governo para interpelar também a responsabilidade das universidades, das instituições religiosas, das forças políticas, dos agentes culturais e do sector empresarial, assim como das organizações da sociedade civil.

De acordo com o programa, este fórum conta ainda com as participações da EPUL, do professor Sidónio Pardal, da Universidade Técnica de Lisboa e do arquitecto Eduardo Cunha, professor universitário e consultor, residente na Áustria.