Rússia: Moscovo exige garantias sobre sistema de defesa antimíssil americano

02-09-2011 21:06

 

Moscovo, 02 Set (Inforpress) – A existência de uma estação de localização de rádio do sistema de defesa antimíssil na Turquia confirma a necessidade de garantias jurídicas de que não há ameaças contra as forças nucleares estratégicas da Rússia, avisou hoje a diplomacia de Moscovo. 

Hoje, as autoridades da Turquia revelaram que será instalada no país uma estação de localização de rádio de prevenção de ameaças de ataques de mísseis no quadro de criação de um sistema de defesa antimíssil pelos Estados Unidos e NATO.

“A perspetiva do aparecimento na Turquia de uma estação de localização de rádio do sistema de defesa antimíssil torna ainda mais atual a obtenção da parte dos Estados Unidos e da NATO de garantias firmes e juridicamente obrigatórias de que os sistemas de defesa antimíssil a instalar por eles na Europa não estão apontados para as forças nucleares estratégicas da Rússia”, lê-se num documento publicado pelo Ministério russo dos Negócios Estrangeiros.

Segundo a diplomacia russa, essa medida constituirá mais um passo para a realização pelos Estados Unidos da “abordagem por etapas” da construção do segmento europeu do sistema global de defesa antimíssil norte-americano.

“Semelhantes ações são tomadas tendo como fundo a longa imobilidade no diálogo entre a Rússia e a NATO sobre a temática do escudo de defesa antimíssil, provocada pela falta de vontade insistente dos EUA e da NATO de verem na Rússia um parceiro igual na causa da defesa da Europa de prováveis ameaças de mísseis e de terem devidamente em conta os interesses e preocupações russas”, frisa o MNE da Rússia.

Segundo a diplomacia russa, é necessário também ativar e preencher com um conteúdo real a discussão, realizada no quadro do Conselho Rússia-NATO, sobre a arquitetura do sistema europeu de defesa antimíssil, nomeadamente do ponto de vista da sua influência na estabilidade regional e global.