Presidenciais: Joaquim Monteiro está revoltado com o sistema bancário cabo-verdiano

28-07-2011 23:28

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O candidato presidencial, Joaquim Jaime Monteiro, manifestou-se hoje revoltado com o sistema bancário cabo-verdiano, por entender que estas instituições não servem o interesse dos cidadãos, mas sim os interesses alheios ao desenvolvimento de Cabo Verde. 

O autoproclamado “Candidato do Povo” fez essas considerações hoje, na Cidade da Praia, após ter constatado que a sua caixa postal no edifício dos Correios de Cabo Verde, em Achada de Santo António, continuava vazia sem qualquer correspondência dos bancos em resposta ao seu pedido para custear a campanha.

Perante esta indignação, Joaquim Monteiro explicou à imprensa que solicitou um empréstimo nos cinco bancos maioritários sedeados na Praia, como o BAI, o Banco Cabo-verdiano de Negócios, Banco InterAtlântico, a Caixa Económica e o Banco Comercial Atlântico e que apenas esta última instituição bancária respondeu à sua solicitação com uma resposta negativa.

Ainda assim, garante que a candidatura “Continuar Cabo Verde, Melhorar Cabo Verde, Projectar Cabo Verde” não vai quebrar o ritmo programado para a sua campanha eleitoral, ressalvando que como cidadão cabo-verdiano sentiu-se obrigado a fazer este pedido aos bancos, convicto que estaria a concorrer em pé de igualdade com os restantes candidatos.

O candidato disse que vai continuar a fazer a sua campanha com toda a dinâmica, ainda que imprevisível, pois, vai continuar a movimentar-se a pé, de táxi ou de autocarros, uma vez que para ele, enquanto representante do povo, o mais importante é fazer passar a sua mensagem junto do eleitorado.

Entretanto, voltou a reforçar a ideia lançada quarta-feira à noite durante o debate radiotelevisivo entre os quatro candidatos, que urge a criação de um Banco Cabo-verdiano para o Desenvolvimento, conforme disse, um plano que tem vindo a estudar há muitos anos”, vocacionado a satisfazer as exigências do povo.

Apesar destes constrangimentos, Joaquim Monteiro aproveitou este oitavo dia da campanha para contactos com o eleitorado no mercado municipal do Platô, na Rua Pedonal 5 de Julho, para além de visitas às instituições como a Direcção da Polícia Nacional e a TACV, onde teve a oportunidade de abrir uma linha de crédito que lhe permita deslocar-se às restantes ilhas.