Presidenciais: Francisca Inocêncio diz preparada para ser primeira-dama e continuar a ser médica

03-08-2011 18:50

 

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – Francisca Évora Inocêncio, esposa do candidato Manuel Inocêncio, garante estar preparada para ser a próxima primeira-dama do arquipélago, caso o marido for eleito a 7 de Agosto, e pretende continuar a contribuir a nível da oftalmologia. 

Em entrevista à Inforpress, a médica oftalmologista assevera que, caso o marido for eleito, o maior contributo que vai dar ao país é continuar a exercer, “com dedicação” e “da melhor forma possível”, a sua profissão, já que a oftalmologia é uma área que no país tem poucos profissionais. 

Além de estar em contacto com as outras primeiras-damas e com as organizações não governamentais, Francisca Inocêncio afirma que, nas questões sociais que lhe são caras, como a luta contra o cancro, as questões da terceira idade, da velhice desamparada e da infância, pretende, na sua área profissional, contribuir no concreto.

Enquanto uma cidadã, mulher quadro, não activa politicamente, mas conhecedora da realidade do país, crítica e informada, a esposa do engenheiro há mais de 37 anos ressalva estar preparada para exercer a função de primeira-dama de Cabo Verde e ter “todas as condições para representar bem” o seu país ao lado do marido.

Quanto à candidatura, sublinha que o engenheiro teve todo o seu apoio ao decidir candidatar-se a presidente da República e que, com o início formal da campanha, teve que tirar férias, enquanto funcionária pública, para poder acompanhá-lo nas suas actividades e nos seus contactos com as pessoas.

Actividades essas, no seu entender, que estão a decorrer “muito bem”, tanto pela “forma emocionante” como as pessoas, adultos e crianças, abordam Manuel Inocêncio, como pelo “sucesso” em termos das músicas de campanha.

“Para mim, está sendo uma experiência muito gratificante, inovadora e de aprendizagem em relação à política”, considera.

À população cabo-verdiana deixa uma mensagem no sentido de exercer o seu voto em consciência e, antes de mais, pensar em Cabo Verde e que vote em Manuel Inocêncio Sousa, que é, na sua óptica, o melhor candidato nestas eleições.

O seu companheiro, sustenta a médica, é uma pessoa com “honestidade a toda a prova, justa e que defende as suas ideias, ama o país, é um profundo conhecedor dos problemas e da realidade nacional e tem todas as condições para ser um excelente presidente da República de Cabo Verde”.