Porto Novo: Zonas altas do Porto Novo sem agua há uma semana

11-07-2011 19:52

 Cidade do Porto Novo, 11 Jul (Inforpress) - As zonas altas do município do Porto Novo, Santo Antão, estão a enfrentar, há uma semana, crise de água para consumo, situação que está a gerar o descontentamento das populações afectadas. 


Na origem do problema está o facto de estar danificada a conduta de água entre Casa de Meio, onde se situa os furos de prospecção, e a cidade do Porto Novo, onde fica o reservatório, para o desespero das populações das zonas altas, sobretudo nos planaltos Norte e Leste.

A conduta ficou danificada nas proximidades da zona de Praia de Tope e vai ser preciso abrir o asfalto da estrada Porto Novo/Fundão para que a canalização seja arranjada.

Os criadores de gados contactaram também à Inforpress para alertar às autoridades que estão já sem água para o gado.

Começa também a faltar água para as obras na cidade do Porto Novo.

Água proveniente da Casa de Meio era utilizada para o abastecimento à cidade do Porto Novo.

Depois da entrada em funcionamento da unidade de dessalinização, em 2007, a água derivada dos furos da Casa de Meio, considerada de pouca qualidade, passou a ser utilizada para o abastecimento às populações das zonas altas, através de autotanques, para o gado e também para as obras de construção civil.

O vereador da edilidade portonovense, responsável pelo abastecimento de água, Manuel Baptista, considerou “difícil” a situação que se vive nas zonas altas e pelos criadores de gado, por causa do problema nessa conduta, o qual impede a água de chegar ao reservatório, no Porto Novo.

Manuel Baptista garante, porém, que a autarquia está a envidar esforços junto da empresa responsável pela manutenção da estrada Porto Novo/Fundão (por onde passa a conduta), para que o asfalto seja aberto, permitindo assim a reparação da canalização.