Estamos perante a jóia da coroa Cayenne. O híbrido da marca é o carro mais vendido da gama Cayenne e a aposta no diesel parece surtir efeito.
Este modelo foi totalmente remodelado e aqui há que enaltecer o trabalho dos técnicos da Porsche. Com uma caixa de oito velocidades, este SUV da marca de Weissach aparece mais "magro", com menos 140 kg que o seu antecessor, que pesava 2100 kg. Ainda assim ligeiramente acima do BMW X5 3.0d xDrive, o seu grande rival, juntamente com o Audi Q7 e VW Touareg.
No seu interior há mais espaço que a versão anterior. Com vidros duplos e muito material isolante, quase que não se ouve o motor V6 diesel, o que torna qualquer viagem muito confortante.
O Cayenne Diesel está equipado com um sistema de tracção integral menos sofisticado que o das versões a gasolina. Funciona bem fora de estrada, mas não é a mesma coisa que na anterior geração. Por muito que a electrónica ajude – a suspensão também, ao ganhar altura ao solo – a verdade é que vamos muito mais longe que num BMW X5 ou num Volvo XC90, mas não tão longe como com o anterior Cayenne.
Menos potente que o X5, o Cayenne, com motor turbodiesel de 240 CV, é capaz de ser mais veloz (218 km/h contra 210 km/h do rival de Munique), mas na aceleração nem por isso. Passa dos 0 a0s 100 em 7,8 segundos.
Equipado com o eficaz sistema Start&Stop, o Cayenne a diesel é dos mais económicos dos SUV, com uns impressionantes 7,4 litros/100 km.