Oito irmãos, emigrantes nos EUA, são os novos festeiros de Santo António

15-06-2012 22:49

 

Cidade de Nova Sintra, 13 Jun (Bravanews) – Caiu o pano sobre as festas de Santo Antonio e uma família de sete irmãos, emigrantes, tomaram a bandeira para ser festejada no próximo ano.

 

Anselmo de Pina, representante dos Jovens Unidos do Lem, festeiros deste ano entregaram a bandeira a Nela, representante dos oito irmãos.

 

Antes da entrega da bandeira para o novo festeiro o dia de hoje foi comemorado com muita música e dança.

 

O dia começou logo às sete horas da manhã com a colocação no mastro de pães, verduras, Frutas, Milho, canas, depois seguiu a missa de Santo António e mais tarde música com tambor.

 

Em conversa com à imprensa Anselmo de Pina membro do Grupo Jovens Unidos festeiro deste ano, disse que aceitaram a bandeira por serem devotos de Santo António e que o balanço das festividades é positivo. “Fiquei bastante contente com o envolvimento de todos os elementos da organização” e destaca o civismo e a participação de todos que ocorreram a localidade.

 

Ainda segundo Anselmo de Pina, este ano as festas decorreram sem nenhum problema.

 

Durante o dia de hoje as despesas são todas custeadas pelos festeiros que são responsáveis pelo almoço oferecido a mais de duzentas pessoas da Cidade de Nova Sintra.

 

Normalmente os pratos oferecidos durante as festas são feijoada com carne de porco, arroz guisado, cherem e cozido.

 

As cinco horas os festeiros e a população em geral dirigiram-se para o mastro onde cada um retirou o máximo de alimentos que conseguiu, antes de a bandeira ser entregue ao novo festeiro.

 

O dia de Santo António na ilha Brava é comemorada na zona de Lem na Cidade de Nova Sintra e a bandeira só é entregue a alguém dessa comunidade não deixando que ela saia da zona de Lem. Caso ninguém se mostre disponível para tomar a bandeira ela fica na posse da associação da zona.Oito irmãos, emigrantes nos EUA, são os novos festeiros de Santo António