Cidade de São Filipe, 27 Jul (Inforpress) – A reabilitação de cinco dos 80 hectares do perímetro florestal de Monte Velha destruídos pelo incêndio de Abril deste ano vai ser financiada pela CVTelecom, garantiu à Inforpress Alexandre Rodrigues, Coordenador do Parque Natural do Fogo (PNF).
Amanhã, chega ao Parque uma delegação da CVTelecom acompanhado do coordenador do PNF para visitar o local onde já se iniciaram os trabalhos de limpeza e abertura de covas para a fixação das plantas, assim que a queda das chuvas permitir fazâ-lo.
Segundo Alexandre Rodrigues, este financiamento resultou da participação da coordenação do Parque num concurso lançado pela Empresa de Telecomunicações, no âmbito do Dia Internacional de Luta contra a Desertificação destinado aos parques com plano de acção em que o PNF saiu vencedor.
Explicou que o projecto “Recuperação da área queimada de Monte Velha”, orçado em mais de 700 contos, dos quais a CVTelecom vai disponibilizar 500 contos, com os quais vai-se iniciar a recuperação da área destruída pelas chamas, explicou, tem por objectivo preservar, promover e conservar a utilização e gestão sustentável da biodiversidade do PNF.
Serão realizados trabalhos de limpeza e reabilitação de cinco hectares da área destruída através de fixação de cinco mil plantas endémicas, sobretudo tortolho, confirmou esse responsável, assegurando, ainda, a realização de campanhas de sensibilização envolvendo cinco comunidades localizadas no interior ou nas proximidades do Parque.
As comunidades contempladas vão ser Chã das Caldeiras, Campanas de Cima, Cutelo Alto, Pai António e Atalaia, devendo ser produzido um desdobrável contendo informações relativas à floresta, seu uso, importância e o que cada um deve fazer para a sua conservação e preservação.
Alexandre Rodrigues indicou que a área restante, cerca de 94 por cento dos 80 hectares, serão reabilitadas de forma faseada, devendo, ainda este ano, a delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural proceder à fixação de plantas na parte consumida pelo incêndio.
Ao todo, informou, foram produzidas oito mil plantas endémicas e que a coordenação do Parque espera poder fixar. As restantes três mil, será feita em parceria com a delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural.
Com relação a recuperação das áreas devastadas pelo incêndio ocorrido em Junho de 2004 e que destruiu cerca de 60 por cento dos 500 hectares de área florestal de Monte Velha, o coordenador do PNF afirma que 80 por cento dessa área foi reabilitada ao longo dos anos com campanhas de
Monte Velha: Telecom financia reabilitação parte da área incendiada em Abril
28-07-2011 23:48