MIS promete exercer “magistratura cultural
O candidato presidencial Manuel Inocêncio Sousa prometeu durante o encontro com homens e mulheres da cultura realizado esta segunda-feira, 25, na Assembleia Nacional, exercer uma “magistratura cultural” caso seja eleito no dia 7 de Agosto.
“A cultura deve ser a força de coesão, união entre os cabo-verdianos cá dentro e os lá fora. Neste momento, em que vivemos numa Nação Global, qualquer cabo-verdiano em toda a parte do mundo preserva a sua cabo-verdianeidade através da cultura”, observa o candidato, para 30 pessoas, entre eles agentes e produtores culturais, músicos, artistas plásticos e também consumidores de cultura.
Perante a sua importância na afirmação do país, MIS diz que “o PR não pode ficar alheio às questões que dizem respeito à cultura”. Por isso, promete dar uma “contribuição forte para a sua afirmação e desenvolvimento”. “Serei um forte parceiro com todos os que trabalham com essa área. Prometo estar disponível, acessível e próximo dos homens e mulheres da cultura”.
Mário Lúcio também esteve presente no encontro para expor os seus motivos para a escolha de Manuel Inocêncio como candidato a apoiar. Diz que um deles é o facto de MIS ser um “homem leal, ético” e que “traz propostas novas” para o sector. Entretanto, o membro da Comissão de Honra entende que o PR deve ser um “diplomata da cultura” cabo-verdiana. Com isso, pede a Inocêncio que, caso seja eleito, nas suas deslocações ao exterior leve sempre a cultura consigo, com grupos, artistas, escritores, pintores. A esta solicitação, MIS promete ser um presidente de “acção externa”. Por isso, compromete-se em transportar a cultura consigo porque “sempre vale a pena”.
Por sua vez, os representantes do hip-hop pedem mais espaço para esta criação nas campanhas eleitorais. Azaiaz e Gá Pizada não escondem a sua frustração e pedem aos candidatos que passem mais hip-hop nas campanhas eleitorais, género musical muito popular na camada jovem. A este reparo, Manuel Inocêncio garante que vai tratar do assunto com a direcção de campanha para dar mais espaço ao hip-hop. O encontro contou também com a presença de Filomena Martins.
Depois desta acção com as gentes da cultura, a candidatura de Manuel Inocêncio continua esta terça-feira a sua ofensiva na cidade da Praia. Às 10 horas, Manuel Inocêncio visita os bairros da capital, com início em Achada de Santo António. Às 17h30 está marcado um encontro com a classe empresarial, num dos hotéis da capital. O dia termina com um comício-festa em Achadinha, com a presença de José Maria Neves