Ministra da Juventude preocupada com a questão do emprego na ilha do Sal

08-09-2011 21:39

 

Cidade de Espargos, 08 Set. (Inforpress) - A Ministra da Juventude, Emprego e Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, considera que a sua maior preocupação, relativamente ao Sal prende-se com a questão do emprego, que acaba por ter os seus reflexos na perspectiva social. 

A governante, que falava em entrevista à Inforpress, identifica alguns problemas do Sal, especialmente no que se refere à pequena infância, adolescência, onde se constata, ainda, conforme disse, situações de crianças consideradas de rua. 

Conforme referiu, há que avançar com medidas que permitam ter uma actuação mais célere no que tange à resposta a esse tipo de situação, salvaguardando, entretanto, que a questão social em Cabo Verde carece de uma reflexão “profunda”, para que todos os envolvidos nesse processo possam assumir a sua responsabilidade.

Por outro lado, ao analisar a situação da juventude salense, concretamente, a ministra refere que, a implementação do Centro da Juventude, Centro de Emprego e Formação Profissional - em funcionamento desde 2006 -, vieram permitir mais oportunidades aos jovens do Sal.

Contudo, sustenta que é necessário continuar a trabalhar para fazer com que a vocação turística do Sal possa ter garantida maior oportunidades de formação aqui na própria ilha, apontando a parceria com a UNI-CV (Universidade de Cabo Verde), para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes nas áreas periodizadas pelo programa do governo da VIII legislatura, nomeadamente áreas ligadas ao cleuster do aero-negócios, do turismo, mas também das energias renováveis.

Confrontada com o facto de que os jovens salenses continuam a queixar-se da falta de emprego e motivação, Janira Hopffer Almada pondera que a elevada taxa de desemprego na ilha deve-se ao seu desenvolvimento alavancado na questão turística e imobiliária turística, e com a crise financeira internacional - a maior dos últimos 75 anos -, houve impactos em Cabo Verde, sentidos com maior acuidade pela população salense.

Perante esse cenário, a governante manifesta que é fundamental continuar a desenvolver medidas activas de emprego, como o programa Soldado Cidadão, plano nacional de estágios profissionais, apoios para que os jovens possam montar o seu próprio negócio, entre outros.

“É fundamental que continuemos a trabalhar para estimular essa motivação e garantir mais oportunidades aos jovens, neste caso concreto”, enfatizou.     
SC Inforpress/Fim