Esta preocupação foi avançada pelo próprio edil local, Manuel Ribeiro “Zézé”, para quem estudos levados a cabo apontam para a necessidade de um investimento na ordem de 150 milhões de escudos para que o porto do Maio tenha condições aceitáveis para que a ilha possa fazer parte da rota do fast ferry "Kriola”, juntamente com as restantes ilhas de Sotavento: Santiago, Fogo e Brava.
Isto porque as condições adversas em que o Porto do Maio foi construído maltratam muito os navios ali atracados, o que tem contribuído para que a ilha enfrente dificuldades de transportes marítimos.
Sabe-se que, neste momento, o Governo tem um estudo para a construção de um novo porto nesta ilha, mas o autarca acredita que com as obras de melhoramento poderão resolver o problema dos transportes marítimos, numa ilha tão próxima da cidade da Praia.
O fast ferry ”Kriola" está a operar nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava desde Janeiro deste ano, mas tem preterido a ilha devido às dificuldades para atracar no porto do Maio.
Ao longo destes dez meses, o Kriola aportou uma única vez o cais do Maio, isto é, a 7 de Setembro último, por altura das festividades do Município do Maio, transportando dezenas de passageiros, mas o capitão fez entender que a embarcação não irá realizar viagens do género para evitar a sua danificação.
A ilha do Maio conta, actualmente, com a carreira regular apenas do navio a motor Sotavento, que efectua viagens semanais, de cargas e passageiros, ligando a cidade do Porto Inglês à Cidade da Praia.