Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) - O ano lectivo 2010/2011 foi “positivo” na ilha do Maio, garantiu o delegado do Ministério da Educação e Desporto, Adalberto Varela, anunciando a construção de um liceu de raiz na cidade do Porto Inglês.
Segundo Adalberto Varela, as obras para a construção dessa infra-estrutura, orçada em 250 mil contos, deverão durar 15 meses, o que significa que poderá entrar em funcionamento no ano lectivo 2012/2013.~
Ao fazer o balanço do ano lectivo findo, Adalberto Teixeira considerou-o “satisfatório”. Com os exames finais, espera um nível de aprovação de 75 por cento, enquanto a taxa de abandono deverá atingir os seis por cento.
Adalberto Teixeira fez saber que, no Maio, o ensino pré-escolar está a cargo da Câmara Municipal, da Igreja Católica e da Organização de Mulheres de Cabo Verde (OMCV), que beneficiam 384 crianças.
Contudo, esse nível de ensino, nas palavras do delegado, enfrenta o problema do baixo nível de qualificação das monitoras a par do baixo salário que estas recebem.
No ensino básico, Adalberto Varela confirmou um total de 961 alunos, distribuídos em quatro pólos e 11 escolas, onde trabalham 48 professores, quatro gestores e quatro coordenadores pedagógicos.
Tiveram sucesso no ano lectivo findo, indicou, 882 alunos, dos quais 124 ficaram retidos e 14 abandonaram o sistema de ensino.
A nível do secundário, onde não funciona a área científico-tecnológica por falta de condições, o delegado deu conta de um total de 729 alunos nos três ciclos, do 7º ao 12º ano de escolaridade.
Este ano, abandonaram o liceu quatro alunos (13 no ano lectivo 2010/2011) e Adalberto Varela explica que esse facto está ligados ao serviço militar e à gravidez na adolescência. Reconheceu, entretanto, que a gravidez na adolescência é um problema vem diminuindo na ilha do Maio no seio das alunas do liceu.