Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) - O primeiro-ministro, José Maria Neves, participa de 12 a 16 de Setembro na 16ª Conferência Internacional Metropólis, a realizar-se em Ponta Delgada (Açores), para debater o fenómeno da migração.
O fórum, que acontece sobre o tema “O Futuro das Migrações: Perspectivas em Mudanças Globais”, inclui, além de especialista na matéria de Cabo Verde, peritos do Brasil, Alemanha, Índia, Turquia, EUA, Áustria, Holanda, Reino Unido, Nova Zelândia, Jamaica, México, Filipinas, Japão, Quénia, Canadá, Itália e China.
No fórum, em que participam mais de 600 pessoas, entre investigadores, decisores políticos e membros de organizações, José Maria Neves vai fechar a sessão plenária do último dia do evento, 16, para falar do tema “Manutenção das relações com as diásporas”.
Um dos temas-chave deste encontro é o problema das migrações no contexto ilhéu, que se apresenta como algo específico, e que terá como base o caso dos Açores, assunto analisado pelo Governo açoriano como uma oportunidade de aprender mais sobre a migração, nesta que é a primeira reunião organizado num arquipélago.
Nas 15ª conferências anteriores, segundo o site , o encontro focalizou-se na gestão da migração e da diversidade populacional, principalmente da perspectiva das sociedades destino.
Neste encontro os participantes debaterão temas como a “Mobilidade internacional em espaços económicos integrado”; “Globalização e migração no Sul”; “Migração no contexto ilhas”; “Os efeitos da emigração em grande escala nos países da origem”; “Envelhecimento e a migração”, entre outros.
O Projecto Internacional Metropolis é um fórum criado para unir pesquisa, política, e prática sobre migração e diversidade, visando melhorar a capacidade de pesquisa académica, encorajar pesquisa sobre temas de relevância política relacionados com migração e diversidade, e facilitar a utilização dessa mesma pesquisa por parte de governos e associações não governamentais.
Dez anos após a sua criação, o projecto tem crescido e inclui investigadores, políticos, organizações não-governamentais e internacionais de toda a América do Norte e Europa, bem como uma presença crescente em África, na América Latina e em grande parte da região Ásia/Pacífico.
José Maria Neves participa no maior evento mundial sobre migrações nos Açores