Futebol: Cabo Verde perde com Mali mas ainda pode qualificar-se para o CAN2012

03-09-2011 22:58

 

 

A Selecção Nacional de Futebol perdeu esta noite frente ao Mali por 3-0 e reduziu as suas hipóteses de qualificar-se para o Campeonato Africano das Nações. Cheik Diakaté em duas ocasiões e Mahamane Traoré fizeram os golos do encontro.

Este era o jogo do tudo ou nada para o Mali que sabia que um resultado que não fosse a vitória colocaria os comandados de Alain Giresse praticamente fora do CAN.

Já Cabo Verde entrava em campo sabendo que uma vitória poderia dar já a classificação, caso o Zimbabué não vencesse a Libéria mas o combinado nacional saiu vergado a uma derrota e mostrou poucos argumentos para tentar chegar, no mínimo, ao empate.

Cabo Verde entrou concentrado, fechando os espaços para a baliza de Fock e tentando sair em contra-ataque. Lúcio Antunes surpreendeu ao deixar Ryan no banco, ele que tem estado em grande forma no Le Havre de França. Dady "saltou" para a titularidade, fazendo dupla de atacantes com Nhuk. Nivaldo "Tax" entrou directamente para onze, ocupando o lugar de lateral esquerdo, em detrimento do lesionado Stopira.

Aos 10 minutos Odair quase que marcava. Em jogada individual, o médio cabo-verdiano rematou com pouca força para defesa do guarda-redes Soumaïla. No minuto anterior, Keita tinha atirado por cima na marcação de um livre em zona perigosa.

Cabo Verde, que vinha aguentando as investidas malianas com rigor e muita solidariedade, viu tudo ruir como um baralho de cartas antes do minuto 30 da partida.

Aos 27 da primeira parte, Diakaté recebeu uma bola nas costas de Nando e rematou com força para o fundo da baliza de Fock. Dois minutos depois o mesmo jogador fez o 2-0, em jogada de contra-ataque, numa altura em que Cabo Verde tinha subido no terreno à procura do empate. Duas desatenções fatais que deitaram por terra toda a estratégia montada para o encontro.

A partir do 2-0 o Mali recuou as linhas, passou a jogar em contra-ataque onde se saía muito bem, tirando partido também da velocidade dos seus jogadores e da subida de Cabo Verde no terreno.

No minuto 45 e em duas situações, os Tubarões Azuis poderiam ter diminuido a desvantagem mas em ambas as ocasiões faltou o toque final para o fundo da baliza.

Não marcou Cabo Verde a fechar o primeiro tempo, marcou o Mali a abrir a etapa complementar.Mahamane Traoré fez o 3º golo e arrumou as contas do jogo.

Lúcio Antunes ainda esboçou um último esforço no banco, fazendo entrar Valdo e Ryan Mendes para a frente para os lugares de Odair e Gegé e ainda Dário para o lugar de Guy Ramos mas o rumo do jogo não sofreu alterações.

Na etapa final, já quando Cabo Verde procurava a todo o custo o golo, o Mali poderia ter marcado em mais que uma ocasião mas Fock conseguiu levar a melhor sobre os atacantes contrários.

Agora o apuramento está quase impossivel. Para isso, será preciso vencer o Zimbabué em casa e esperar pela derrota do Mali frente a Libéria, algo muito improvável. Caso o Mali não perca com os liberianos, então Cabo Verde precisa de vencer o Zimbabué e esperar pela conjugação de outros resultados para tentar ser um dos dois melhores segundos classificados. 

Com este resultado o Mali saltou para a liderança do grupo A com nove pontos, seguido de Cabo Verde com sete. Zimbabué e Libéria, com cinco e quatro pontos respectivamente, jogam este domingo entre si. Caso vença a Libéria, o Zimbabué ultrapassa Cabo Verde na classificação.

Ainda há esperanças!

Cabo Verde jogou com: Fock; Gege (Valdo ao intervalo), Nando, Varela e Nivaldo "Tax"; Guy Ramos (Dário aos 60´), Babanco, Roni, e Odair (Ryan aos 56`); Dady e Nhuk.