Fogo: Equipa técnica do INDP instala 10 dispositivos de concentração de pescado na ilha

24-07-2011 23:35

 Cidade de São Filipe, 24 Jul (Inforpress) – Uma equipa técnica do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca (INDP) iniciou, domingo, 24 de Julho a instalação de 10 dispositivos de concentração de pescado (DCP) nos principais bancos pesqueiros na ilha do Fogo. 


Além Otobisa, técnico do INDP responsável pela instalação dos DCP, disse à Inforpress que se trata de um projecto que tem por objectivo ajudar os pescadores com dificuldades e que usam as embarcações de pequenas dimensões e movidas a remo ou a motor de pequena potência. 

Segundo o especialista, a instalação dos DCP nos principais bancos de concentração de pescado vai facilitar a concentração de pescado para ajudar a captura de pescado.

O projecto, que é de âmbito nacional, abrange cinco ilhas: Fogo, Santiago, Maio, São Vicente e Santo Antão, com a instalação de 110 DCP.

Na ilha do Fogo, serão instalados 10 dispositivos, sendo cinco nos principais bancos pesqueiros dos municípios de São Filipe e de Santa Catarina e quatro nos Mosteiros.

Além Otobisa fez saber que este projecto é implementado em parceira com as associações de pescadores e a equipa, além da instalação dos DCP, vai formar e preparar os pescadores na metodologia de preparação dos dispositivos, numa primeira fase.

Para poderem fazer a manutenção dos equipamentos, cujo tempo de vida não é muito longo, vão ser formados mergulhadores numa segunda, afiançou.

Após a instalação, revelou Além Otobisa, haverá uma fase de segmento e avaliação económica dos resultados, para saber os impactos nos pescadores, nomeadamente o aumento da captura e a diminuição do custo da pesca.