Cidade de Nova Sintra, 11 Ago (Inforpress) – Helena Rodrigues, uma jovem artesã bravense, expõe os seus trabalhos, esta sexta-feira, na Praia, no largo da Gamboa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, 12 de Agosto.
A exposição, organizada pela Direcção-Geral da Juventude, vai mostrar trabalhos plásticos de jovens criadores e Helena Rodrigues espera que esta seja uma montra de lançamento para os seus produtos a nível nacional.
Espero que as pessoas gostem do meu trabalho para que possa aparecer mais pessoas a desejarem os meus produtos e que assim se abram outras portas para expor os meus trabalhos noutros lugares”.
Na capital cabo-verdiana, Helena Rodrigues vai apresentar rendas, chinelos, chapéus e flores. Contudo, ela trabalha, também, com bordados, doces e colchas e os seus produtos variam entre 500 escudos a 50 mil escudos.
Em conversa com a Inforpress, Helena Rodrigues disse que começou a fazer este tipo de trabalho por necessidade, já que não tinha trabalho e precisava sustentar o filho.
Um dos seus trabalhos mais procurados são os seus chinelos que diz ter aprendido a fazer sozinha quando foi com uma tia à feira de São João e encontrou uma menina que fazia estes chinelos.
“Pedi-lhe que me fizesse um par e quando cheguei em casa desfi-lo e fiz de novo. Assim, fiquei a fazer chinelos, já que as pessoas gostaram do trabalho”.
No caso das rendas e bordados, a artesã aprendeu a fazê-los com a mãe. “Éramos cinco filhos e a mãe não tinha trabalho e este era o meio encontrado para sustentar a família”, revelou.
As pessoas encomendam os produtos da Helena Rodrigues principalmente para enviar para os Estados Unidos, apesar de vender bem também na Brava.
Reconheceu, entretanto, que é preciso ter “moral” para fazer este tipo de trabalho, “mas tudo o que for bem feito vende”.
Com 30 anos feitos e um filho para criar, Helena Rodrigues agradece à sua arte o facto de estar a garantir-lhe o sustento e as condições para que o seu filho estude e tenha uma vida confortável.
Dia Internacional da Juventude: Artesã bravense expõe na Cidade da Praia