Cidade de Nova Sintra, 25 Ago (Inforpress) – O Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) na ilha Brava quer plantar, este fim-de-semana, cerca de dois mil pés de plantas, anunciou o delegado local, Lenine Carvalho, à Inforpress.
Lenine Carvalho espera que a sua equipa e a população, durante o dia de amanhã e sábado, consigam plantar árvores, sobretudo fruteiras, não só nas zonas de Cachaço e Campo Baixo, como também “em todas as localidades onde as pessoas quiserem”.
Para o delegado, a escolha dessas zonas foram aleatórias, mas deve-se, também, ao facto de Cachaço ser uma zona considerada frágil. Por isso, “vamos fazer plantação de plantas florestais que têm qualidade forrageira, que servirão para a alimentação do gado já que existe muito gado na zona”, realça.
A zona de Campo Baixo foi escolhida por ser uma zona com muitos animais e ali pretende-se introduzir plantas ornamentais e endémicas como é o caso do dragoeiro e do cardeal e fruteiras.
Neste momento, Lenine Carvalho afirma que têm cerca de seis mil fruteiras para plantar entre os quais abacateiro, maracujazeiro, pitangueira e jamboeiro, mais cerca de sete mil e 200 plantas florestais com destaque para palmeira, tamareira e dracaena draco.
Tendo em conta a campanha nacional de plantação de árvores que se realiza no âmbito de “2011, Ano Internacional da Floresta” decretado pelas Nações Unidas, Lenine Carvalho garante que o MDR “vai disponibilizar dois ou três pés para poder criar nas pessoas o hábito de criar espaços verdes e ter mais frutas”.
O Ano Internacional das Florestas decorre sob o lema “Florestas para o povo”, com o intuito de consciencializar a sociedade sobre a prevenção da floresta para uma vida sustentável no planeta.
Delegação do MDR na Brava quer plantar dois mil plantas este fim-de-semana