Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – O mandatário da candidatura de Jorge Carlos Fonseca em Santa Catarina, António Semedo, acusou hoje o PAICV de faltar à verdade ao afirmar, que Manuel Inocêncio Sousa, apoiado por esse partido, foi o candidato mais votado nesse concelho.
António Semedo reagia à notícia veiculada esta quinta-feira, 25, na Televisão de Cabo Verde (TCV), em que o primeiro secretário do PAICV em Santa Catarina, Alcídio Tavares, afirmara que Manuel Inocêncio Sousa foi o candidato mais votado em Santa Catarina nas eleições de 21 de Agosto, demonstrando que “o partido continua forte”.
De acordo com aquele representante da candidatura vencedora num dos maiores concelhos da região de Santiago Norte, com esta atitude, o partido que acusou ainda de compra de voto durante a campanha e “coação moral” dos eleitores, está a tentar confundir a opinião pública.
“Os dados oficiais nos dizem que das 71 mesas em Santa Catarina, Jorge Carlos Fonseca ganhou em 40 (…). Do apuramento geral resulta que o Presidente eleito obteve 6926 votos contra 6921”, apontou António Semedo, realçando a diferença de cinco votos em favor do candidato vencedor, apoiado pelo MpD.
“Não se compreende como é que o PAICV em Santa Catarina encontra coragem para afirmar que o candidato não eleito obteve a maioria dos votos nesse concelho inserido na região Santiago Norte, onde o Presidente Jorge Carlos Fonseca venceu com uma diferença de aproximadamente 3 mil votos”, acrescentou.
No que se refere à questão da compra de votos adiantou que as provas foram apresentadas à imprensa e que a se tempo a candidatura vai apresentá-las também às instâncias competentes.
Durante a conferência de imprensa, António Semedo agradeceu os apoiantes da candidatura, felicitou o presidente eleito, Jorge Carlos Fonseca, e saudou o candidato derrotado, Manuel Inocêncio Sousa, pela forma como aceitou a vontade popular, o que na sua perspectiva contribuiu para o engrandecimento da jovem democracia.
Candidatura de Jorge Carlos Fonseca acusa PAICV Santa Catarina de falta de seriedade