Camilo Gonçalves optimista com a visita do Presidente JCF
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Camilo Gonçalves, mostrou-se expectante com a primeira visita oficial do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, este sábado, 22, à ilha.
Fogo e Brava são as primeiras ilhas a serem visitadas por Jorge Carlos Fonseca, que prometeu durante a sua campanha ser um PR próximo das pessoas. Sendo assim, a influência que o Chefe Estado poderá exercer junto do Governo, o inteirar-se do pulsar do desenvolvimento e de alguns constrangimentos quer a nível estrutural quer conjuntural que a ilha enfrenta são as preocupações a serem apresentadas pelo autarca.
"Naturalmente que o PR pode ser um parceiro importante no processo de desenvolvimento da Brava", afirma Gonçalves. "A nível conjuntural pode influenciar para que a ilha consiga junto do governo e organismos internacionais apoios para resolver alguns dos problemas básicos, já que o Chefe de Estado tem uma ligação afectiva forte com a ilha, terra da mãe dele e onde ele próprio viveu uma parte da sua infância".
A nível estrutural, acrescenta, o PR pode "também influenciar para que a Brava desenvolva um turismo rural, cultural e patrimonial, na criação de uma biblioteca municipal, e principalmente na musealização da casa de Eugénio Tavares".
A construção de um aeroporto, uma das maiores infra-estruturas que pode definitivamente tirar a ilha do isolamento, também faz parte da lista de Camilo. Durante a sua estada, o PR visitará algumas entidades locais e fará contactos com a população para possivelmente ouvir as suas preocupações.