Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – As Nações Unidas defendem que Cabo Verde é visto como um exemplo para África, embora reconheçam que existem desafios grandes a vencer, sobretudo por tratar-se de um país de parcos recursos, afetado pela crise financeira internacional.
Numa entrevista à Agência Lusa, Petra Lantz, coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, salientou que a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem sido positiva, destacando que o país já atingiu algumas das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), como na Saúde e Educação.
“Por exemplo, o IDH tem tido uma tendência crescente e, se olharmos para Cabo Verde, vemos que é um dos poucos países em África no bom caminho para atingir os ODM. Por exemplo, nos setores de educação e saúde várias das metas já foram atingidas”, lembrou.
Petra Lantz, dando uma imagem de Cabo Verde à luz das eleições presidenciais cabo-verdianas de 07 de agosto, acrescentou que merece ser estudado o facto de um país com poucos recursos ter conseguido “esse nível de sucesso”.
“Para a ONU, Cabo Verde merece mais estudos pelo facto de ter poucos recursos naturais. Mesmo assim, atingiu níveis de desenvolvimento bastante positivos. É claro que Cabo Verde pertence a um grupo de países de casos de sucesso. O exemplo concreto é que é o segundo país no mundo a sair do grupo dos países menos avançados, sendo que o primeiro foi o Botsuana”, disse.
Petra Lantz reconheceu, no entanto, que o facto de ser “um exemplo para esta região e para a África”, não quer dizer que não haja desafios a vencer, designadamente no momento em que vários países são afetados pela crise internacional.
Cabo Verde/Eleições: “Um caso de sucesso” mas com vários desafios a vencer
30-07-2011 21:04