Brava: Plantas já crescidas a espera das chuvas de Setembro

12-09-2011 00:13

 


Nas zonas altas e sub-húmidas da ilha Brava, que receberam as primeiras chuvas em Julho, as culturas de milho e feijões estão bem desenvolvidas, apesar do estresse hídrico registado no inicio do mês de Agosto. O milho está com 25 a 35 centímetros de altura e os feijões estão já na fase de ramificação, estando já em curso a primeira e a segunda mondas.

Segundo alguns agricultores contactados, a esperança numa boa colheita, embora aguardam pelas chuvas de Setembro, que ditarão, em certa medida o nível de crescimento das plantas. “Se as coisas correram como estão, se as chuvas não faltarem, de certeza que teremos uma boa colheita”, assegura Henrique Lima, agricultor de 60 anos, da localidade de Lem.

A situação fitossanitária é calma, as pragas não estão atacando de forma agressiva, assegura fontes ligadas a Delegação do MDR na ilha Brava.

Relativamente às zonas baixas, naturalmente, as coisas estão um pouco diferentes, tendo em conta o excessivo calor que se faz sentir e a falta de chuva, ao nível necessário.


Nivel de crescimento das plantas



Encostas verdes da ilha Brava