Cidade de Nova Sintra, 29 Jul (Inforpress) - A delegação da Comissão Nacional das Eleições (CNE) na ilha Brava, inicia esta sexta-feira, a capacitação dos 120 membros (efectivos e suplentes), que vão estar nas mesas das assembleias de voto no dia 7 de Agosto.
De acordo com a delegada da CNE na Brava, Narizanda Tavares, a formação vai ser ministrada durante quatro dias, com inicio hoje e término no próximo dia 1 de Agosto, ficando os 120 membros divididos em grupos de 30 elementos.
Narizanda Tavares sublinhou que o objectivo dessa acção é capacitar e preparar os membros das 20 assembleias de votos, para que possam exercer de melhor forma possível o seu trabalho no dia das eleições.
Entretanto, fez questão de ressalvar que esta formação foi realizada mais com o intuito de “refrescar a matéria”, já que a maior parte dos actuais membros das mesas de voto tinham participado de uma formação idêntica aquando das legislativas no mês de Fevereiro.
No que concerne o número de mesas de voto para o dia 7 de Agosto, Nazarinda Tavares informou que mantiveram o mesmo número das eleições legislativas, apesar de terem mesas com apenas 30 eleitores, quando numa mesa deve constar até 450 eleitores.
“Mesmo assim, não podemos fechá-las porque neste caso algumas zonas podiam ficar sem mesas de voto”, frisou.
A delegada da CNE na Brava, garantiu, por outro lado, que houve um ligeiro aumento de eleitores (cerca de 50).
Na Brava estão inscritos nos cadernos eleitorais para as eleições presidenciais de 7 de Agosto, 3828 eleitores, distribuídos por 20 assembleias de voto.
Brava: CNE capacita membros das assembleias de voto para as presidenciais
29-07-2011 14:08