Cidade de Sal-Rei 19 Set (Inforpress) – Os representantes da Organização Não Governamental (ONG), Turtle Fundation, lamentam hoje “profundamente” o ocorrido na sequencia da suposta agressão entre elementos da Policia Militar e um grupo de jovens acampados.
A ocorrência foi regista no dia 2, na praia de Cadjetinha, zona norte da ilha e envolveu cerca de 30 jovens e oito policiais militares, colaboradores da ONG.
Em nota de imprensa a Turtle Fundation esclarece que se manteve em silência durante algumas semanas, numa postura “tranquila e de reflexão” para não responder de forma precipitada, evitando mais contraditórios e tendo em conta que também está a decorrer um processo de investigação para o apuramento dos factos.
Os responsáveis Júlio Rocha e Christian Roder afirmaram que se encontram “abertos para dialogar e encontrar as melhores formas e estratégias”, para que cada vez mais elas façam parte efectiva e activa na questão na conservação das tartarugas.
Ainda de a Turtle Fundation, a praia de Cadjetinha, de aproximadamente 100 metros, é uma praia de desova e tem vindo a ser protegida pela ONG desde 2009.
”Só na semana anterior ao incidente, foram registados três ninhos nessa praia totalizando dezenas de ninho cada ano”, apontou a mesma organização.
A Turtle Funadion tem vindo a trabalhar em colaboração com as autoridades nacionais para a mitigação de outros tipos de ameaças às tartarugas, incluindo a condução descontrolada de veículos motorizados nas praias e dunas e a iluminação artificial das praias de desova por parte dos hotéis.
Realça que as Forças Armadas, assim como o seu trabalho nas praias tem sido “positivos e os resultados deste trabalho saltam á vista” com a “redução dramática da mortalidade das fêmeas” onde a Turtle Foundation trabalha.
Desde 2008 que a Turtle Fundation conduz um projecto de protecção e conservação das tartarugas marinhas na Boa Vista, concretamente nas praias de Lacacão, Curral Velho, Boa Esperança, praia de Canto e a Costa norte da ilha.
Boa Vista: Turtle Fundation lamenta suposto conflito entre jovens e Policia Militar