Aristides Pereira está em tratamento há dois dias em Coimbra

05-08-2011 21:50

 

Cidade da Praia, 05 Ago (Inforpress – O primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, está há dois dias em tratamento nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), onde ainda não foi caracterizada a sua situação clínica, informou hoje fonte desta unidade hospitalar. 


"Não há dados novos neste momento", quando Aristides Pereira "continua a fazer tratamento para a dor", disse à agência Lusa o médico Arsénio Santos, adjunto da direcção clínica dos HUC.

Só no início da próxima semana serão conhecidos os resultados dos exames a que o antigo chefe de estado cabo-verdiano será sujeito no serviço de Ortopedia dos HUC. Desde a madrugada de quarta-feira, Aristides Pereira, de 87 anos, está a fazer o denominado "tratamento conservador", que inclui repouso e medicação para combater as dores.

Depois de conhecidos os resultados dos estudos, os médicos tomarão uma decisão, que pode apontar para mais descanso por parte do paciente, "ou mesmo para o recurso à cirurgia".

Na quinta-feira, Arsénio Santos disse que a equipa clínica de Ortopedia tem ainda “algumas dúvidas” sobre a origem desta nova fractura do colo do fémur.

O mesmo responsável dos HUC adiantou então que Aristides Pereira “está bem-disposto”, mas mostra-se “um bocadinho incomodado” com as dores e com o facto de não estar no seu ambiente de todos os dias.

Na terça-feira, Aristides Pereira, que estava na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, foi retirado de avião para Lisboa, a fim de ser assistido após uma queda em que terá voltado a fracturar o colo do fémur.

Aristides Pereira, que a 21 de Setembro de 2010 já tinha sido internado em Coimbra devido a uma fractura idêntica, terá sofrido nova queda, desta vez na sua residência na Prainha, na Cidade da Praia.

Primeiro Presidente de Cabo Verde, de 1975 a 1991, Aristides Pereira foi um dos fundadores do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, que visava a independência conjunta da Guiné-Bissau e Cabo Verde, territórios que eram então colónias de Portugal.

Nascido em 17 de Novembro de 1923, na Cidade da Praia, Aristides Pereira está afastado da vida política activa há mais de duas décadas.