Aldina Baptista Ramos, uma costureira de mão cheia

04-10-2011 19:54

 

Nova Sintra, 03 Out (Bravanews) – Bravanews foi encontrar Aldina Baptista Ramos na sua casa na localidade do Lém. Aldina é costureira e muito apaixonada pelo que faz.

Aldina Ramos é uma costureira de mão cheia. Foi uma das pioneiras da ilha Brava a aproveitar as rendas, como grandes utilitários nos vestuários mais arrojados. Em sua pequena confecção na localidade do Lém, ela, com ajuda da mãe, produz roupas de ambos os sexos, saias adornadas com rendas e bordados. Boutiques de São Vicente e Praia já encomenda as suas peças, mas Dina disse que ainda não está satisfeita com a resposta do mercado.

Mas não é só isso que Dina sabe fazer. A sua pequena confecção, já produz uniformes para alunos do liceu e batas para crianças do ensino básico.

Ela conta orgulhosa que já produziu varias peças e há mais de três anos que se encontra neste actividade. Já apresentou suas criações por dois anos consecutivos, durante as festas de Santo Antonio no Lém. “Já procurei apresentar as minhas coisas durante as festas de São João, mas a edilidade, não se sabe das razoes, não cria oportunidade e espaço.”

Para estar sempre atualizada sobre os modelos procura visitar exposições, falar com pessoas, especialmente para aperfeiçoar a sua técnica.

Aldina queixa de falta de pessoas que lhe possam ajudar a abrir uma porta. Ultimamente tem procurado novos mercados. “Estive na ilha do Fogo, mas por questão de problemas de logísticas e organização, não pude apresentar as coisas que levei”.

Apesar de se inspirar em alguém, Aldina alega que cria seus próprios desenhos, procurando sempre atender aos gostos dos clientes. Costura por encomenda, mas faz muitas peças para exposições.

Conta que aprendeu a arte da costura desde os 14 anos e 15 anos, mas se aperfeiçoou e muito, numa formação de 4 anos com a D. Sãozinha, conhecido personalidade da ilha.

Todos os materiais são comprados na Cidade da Praia, no mesmo fornecedor, que oferece materiais de grande qualidade.

Em termos de futuros, Dina, vê que não poderá contar com a edilidade local, mas pensa em nunca desistir, pois pensa expor no dia 18 de Outubro na Furna, mas neste momento prepara peças para uma mega apresentação em Dezembro.
 

Dina gosta de ser chamada de estilista, pois ele diz que faz os seus próprios modelos e faz as suas criações.

Para qualquer contacto os interessados podem ligar para 9974201.

MS/Bravanews



Desfile de modelos vestidos com trajes confeccionados pela Dina




Desfile com modelos vestindo trajes da Dina


Algumas peças confeccionadas pela costureira



Mais modelos


Outros modelos