São Miguel: Bornefonden perspectiva gastar sete mil e 500 em apoio até final do ano

07-09-2011 21:33

 

Cidade da Calheta, 07 Set (Inforpress) - A Bornefonden perspectiva gastar até o final do ano 2011 no município de São Miguel, cerca de sete mil e 500 contos em apoios, garantiu à Inforpress, Ildigarda Moreira, coordenadora do Centro 234 da Calheta “Criança é futuro”. 

De acordo com essa responsável, esse montante vai complementar todo o financiamento já dado pela ONG dinamarquesa no concelho, que gastou só em apoios na educação, de 2010 até Agosto deste ano, a ONG dinamarquesa no concelho, mais de três mil e 848 contos.

Esse montante, precisou, teve como destino o pagamento das propinas de um aluno em formação superior, a compra de kits escolares para crianças apadrinhadas no ensino básico integrado (EBI) e no Ensino Secundário.

Uma boa parte desse bolo, assegurou, foi gasto no pagamento de propinas dos irmãos das crianças apadrinhadas, em formação profissional, em transporte escolar, no apoio na reabilitação e electrificação de escolas e na contratação de professores para aulas de reforços das crianças beneficiadas.

A Bornefonden possui, no município de São Miguel, 672 crianças apadrinhadas, 49 monitoras que trabalham em 25 salas de jardim infantil distribuídas pelas diversas localidades.

As famílias carenciadas, fez saber Ildigarda Moreira, também beneficiaram de apoios nas áreas de actividades geradoras de rendimento, desenvolvimento comunitário, micro-crédito e saúde.

Para o melhoramento de condições de vida nas comunidades micaelenses, a Bornefonden tem desenvolvido, igualmente, várias acções de formação nas comunidades locais, confirmou.

A formação “Empresárias do lar” é um exemplo desse esforço, disse Ildigarda Moreira, afiançando que nela se fala sobre saúde, alimentação, higiene e educação. “Para cada comunidade, são quatro dias de formação”, informou.

Um outro projecto, que iniciou em 2010 e está em fase de conclusão, é o “Jardim feliz”, cujo objectivo é reforçar infra-estruturas, criar bibliotecas e capacitar monitores.