Presidenciais: Manuel Inocêncio quer consolidar o ambiente de igualdade de género em Cabo Verde

01-08-2011 13:51

 

Cidade da Praia, 31 Jul (Infoprpress) – O candidato presidencial Manuel Inocêncio pretende participar na criação de instrumentos legais para a consolidação de um ambiente de igualdade de direitos entre homens e mulheres, visando uma participação de género activa no processo de transformação do país. 

Esta intenção foi reiterada, hoje, pelo engenheiro, cuja candidatura às eleições de 7 de Agosto realizou, este domingo, quatro comícios na ilha de Santiago, nomeadamente em São Salvador do Mundo, Pedra Badejo, São Lourenço dos Órgãos e Ponta d´Água, na Cidade da Praia.

“Vou ser um presidente da República que vai trabalhar para que a mulher cabo-verdiana continue a ascender na sociedade, a ter mais oportunidades iguais aos homens, promovendo a igualdade entre homens e mulheres em Cabo Verde”, prometeu.

No entender deste candidato, são muitos os aspectos em que houve progressos, graças, em grande parte, aos esforços determinados de organizações da sociedade civil, a nível da educação, geração de emprego, político e legislativo.

“Contudo, ainda, há muito por fazer. Tenho a consciência clara das nossas fragilidades e dos desafios a vencer”, reconhece Manuel Inocêncio, que aponta, na sua plataforma eleitoral, a diminuição das taxas de analfabetismo nas mulheres, a gravidez precoce, o aumento efectivo da participação das mulheres na vida política e a luta contra a violência baseada no género no rol dos desafios a vencer nesta matéria.

Para o candidato apoiado pelo PAICV (no poder), o investimento nas mulheres constitui um compromisso no plano da realização dos direitos da pessoa humana, sendo igualmente um imperativo do desenvolvimento e da sustentabilidade económica, redução da pobreza e prosperidade a longo prazo para todos.

Além de outras promessas, Manuel Inocêncio propõe-se realizar um “diálogo intenso” com os cidadãos e a sociedade civil para promover os direitos e as liberdades das mulheres cabo-verdianas e combater, com veemência, todas as formas de discriminação e de violência com base no género.

Refira-se que, nos quatro comícios de hoje, o engenheiro esteve sempre acompanhado pela esposa, pelo presidente do PAICV, José Maria Neves, e por apoiantes e autarcas do partido da estrela negra na ilha de Santiago.