Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O candidato presidencial, Jorge Carlos Fonseca, promete que, se for eleito presidente da República, como espera no dia 7 de Agosto, será um presidente da promoção da cultura da Constituição “ainda incipiente” em Cabo Verde.
“A minha primeira bandeira será a defesa rigorosa da Constituição para que se instala o tribunal constitucional , o provedor da justiça e para que a constituição seja realizada progressivamente no seu todo e haja uma cultura da Constituição em Cabo Verde, que ainda é incipiente”, sublinhou.
O candidato apoiado pelo MpD (oposição) realçou, ainda, que a lei magna cabo-verdiana não é apenas a constituição dos direitos e garantias individuais, do direito à liberdade e segurança, dos direitos dos trabalhadores, de participação política, mas que, também, integra os direitos sociais económicos e culturais.
Daí que, a par da cultura da Constituição, prometa, também, trabalhar, em cooperação com o Governo, para conseguir a redução da pobreza e do desemprego que vem afectando uma grande franja da população, com destaque para a juventude.
“A nossa juventude só traz esperança no futuro se o país puder, através de políticas activas e audazes, conseguir o crescimento de economia e gerar riqueza para poder combate o desemprego. Essa é a grande questão que terei como bandeira”, afirmou.
Jorge Carlos Fonseca regressou, hoje, de Santo Antão depois de dias contactos com o eleitorado da Ilhas das Montanhas e manifestou-se satisfeito com a receptividade que comparou aos anos 90, momentos das vitórias do MpD.
Esta tarde, o candidato regressa à região norte da ilha de Santiago para dois comícios, com o propósito de consolidar os apoios à sua candidatura, depois da semana passada ter privilegiado os contactos porta a porta.
O primeiro comício tem lugar na cidade de Assomada, onde são esperadas, também, as intervenções do presidente do MpD, Carlos Veiga, do presidente da Comissão Política de Santiago Norte do MpD, Mário Silva, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares.
No início da noite, mais concretamente às 19:00, lado a lado com Fernando Elísio Freire, líder da bancada parlamentar do partido que o apoia, e do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, João Domingos Correia, vai apelar ao voto dos tarrafalenses.
Presidenciais: JCF promete ser um presidente da promoção cultura da Constituição
30-07-2011 21:01