Cidade da Praia, 08 Ago (Inforpress) - O candidato derrotado, Aristides Lima, declarou hoje, que o resultado alcançado nas eleições presidenciais de domingo indica que está a acontecer uma “mudança tranquila” na sociedade cabo-verdiana em prol da cidadania, mas não deu qualquer indicação de voto.
Falando pela primeira vez à imprensa, após a sua derrota eleitoral, Aristides Lima afirmou que o facto de a sua candidatura, que não contou com o apoio oficial dos principais partidos cabo-verdianos, ter alcançado o “score que conseguiu”mostra que se está perante uma “mudança tranquila” na sociedade cabo-verdiana a favor da “afirmação da cidadania”.
“A minha candidatura a estas eleições chegou ao fim, as batalhas a favor do nosso país e do nosso povo não”. Com estas palavras, Aristides Lima quis apelar a todos os seus apoiantes e amigos, que querem “fortalecer” o papel dos cidadãos e das organizações da sociedade civil, para que continuem sempre e em qualquer circunstância a exercer plenamente a “soberania do seu pensamento e a liberdade de escolha em relação ao futuro do país”.
Reconhece que se candidatou contra ventos e marés de “intolerância, desinformação e estigmatização urdida a níveis conhecidos de responsabilidade”.
“Hoje, as pessoas, os indivíduos e os cidadãos contam mais do que contavam antes”, sublinhou, acrescentando que o responsável por esta “mudança tranquila” são os cabo-verdianos que, empunhando a “bandeira da liberdade, lutaram conta o medo, a pressão e ameaça, resistiram e cresceram formando uma corrente que parecia inultrapassável à luz dos dados de conhecimento disponíveis”.
Esta mudança, prossegue Lima, precisa ter continuidade no futuro, “pois os cabo-verdianos sabem o que querem e já mostraram que estão dispostos a lutar pelos seus objectivos de unidade, afirmação da dignidade da pessoa humana, democracia, Estado de Direito, paz e desenvolvimento”.
Felicitou os dois candidatos que vão à segunda volta no dia 21 de Agosto e expressou o seu respeito pelo candidato Joaquim Jaime Monteiro pela forma “elevada e digna” como se apresentou ao eleitorado.
Aristides Lima agradeceu, ainda, às pessoas que apoiaram a sua candidatura e a toda a equipa de campanha e aos “militantes de todos os partidos políticos” que estiveram do lado da “candidatura da cidadania”.
Reconheceu, também, o papel da comunicação social cabo-verdiana e estrangeira pela forma “objectiva e séria” como cobriu as eleições presidenciais de ontem.
Presidenciais: Aristides Lima faz primeira declaração oficial, mas sem indicação de voto