Porto Novo: Estado da baleia morta na praia de Boca Ribeira assusta as populações

28-07-2011 23:14

 

Porto Novo, 28 Jun (Inforpress) - O estado em que já se encontra a baleia, encontrada morta na praia de Boca de Ribeira, nas proximidades da Ribeira da Cruz, interior do Porto Novo, começa a preocupar as populações, que exigem das autoridades a remoção do animal do local o quanto antes possível. 

O delegado municipal da Ribeira da Cruz, João Silva, alertou que a baleia, que terá dado à costa há alguns dias em Boca de Ribeira, já entrou em fase de decomposição e constitui um problema para a saúde pública.

Vários moradores em Ribeira da Cruz e arredores têm contactado à Inforpress para também dar conta da sua preocupação, tendo em conta o estado de putrefacção do cetáceo, de 16 metros, encontrada quarta-feira por pescadores em Boca de Ribeira.

Os próprios pescadores locais deixaram de ir á faina pesqueira, temendo que o mar nessa zona esteja contaminado. 
A Inforpress soube junto da delegação Marítima de Santo Antão que as condições estão ser criadas para a remoção dessa baleia do local, operação que exige a intervenção de um barco para arrastar o animal para o mar, de modo a ser fundeado.

Lá onde está não é possível queimar a baleia, pelo que a solução é arrastá-la, com o apoio de um barco, para o alto mar para ser fundeado, explicou uma fonte da delegação Marítima de Santo Antão.

Aquele serviço já recorreu à Câmara do Porto Novo na tentativa de conseguir alugar um barco, mas a edilidade respondeu negativamente alegando falta de recursos.