Moradores de Cantu Ferreira exigem construção de muro de protecção contra maré alta

10-09-2011 22:01

 

 

Cidade de Assomada, 10 Set (Inforpress) – Os moradores de Cantu Ferreira, na localidade de Rincão (Santa Catarina), exigem, mais uma vez, a construção de muro de protecção contra maré alta porque as suas casas têm sido invadido pelo mar. 

Em conversa com alguns moradores dessa localidade, a Inforpress apurou que, há uma semana, a água do mar invadiu cerca de 10 casas em Cantu Ferreira.

A moradora Edna Fernandes considera-se uma das mais prejudicadas. “A minha casa é a última nessa zona e a água do mar entra com facilidade nela”, explicou, recordando que, nesse dia, as pessoas ficaram a gritar e a chorar desesperadamente.

Logo após a invasão da água do mar, disse, os bombeiros que foram chamados ao local aconselhou os moradores a procurarem um outro abrigo, mas muitos não têm para onde ir.

“Nos não temos aonde ir e na rua não vamos ficar. Exigimos a construção de um muro de protecção ou que a Câmara nos apoie na construção de uma nova casa em outro lugar, porque o mar está agitado e estamos com medo”, defendeu Edna Fernandes.

A chorar, Mafalda Mendonça confirmou que não tem para onde ir e que só lhe resta esperar pelo apoio da Câmara para a construção desse muro.

Natalino Fidalgo também teme para o pior e pede o apoio da autarquia para a construção do muro de protecção.

“Pedimos principalmente um muro. Com ele, mesmo que o mar esteja agitado não entra dentro das casas”, frisou, acrescentando: “todos os anos, sofremos com isso, mas um dia pode acontecer o pior se não for construído essa protecção”, sugeriu.

No dia em que mar ficou muito agitado e invadiu a sua casa, teve de tirar alguns botes que ficavam mais perto da praia, para que a água não os arrastassem, contou, recordando que a água tinha tanta força, que empurrou a porta da sua casa trazendo consigo pedras e areia.

Os moradores já fizeram a limpeza da área afectada, mas as marcas da água e do susto vivido na semana passada, ainda prevalece.