Vaga de mau tempo fez pelo menos 11 mortos na costa Leste dos Estados Unidos. O furacão “Irene”, que provocou já 11 mortos nos Estados Unidos, perdeu força e passou a tempestade tropical à chegada à cidade de Nova Iorque.
Neste momento, a principal preocupação na zona central de Nova Iorque é a subida do nível da água, devido à chuva que cai intensamente e também à subida da maré.
Reportagem de Daniel Rosário, enviado especial a Nova Iorque
Algumas zonas de Manhattan correm o risco de ficarem inundadas, uma situação recorrente quando há mau tempo.
Há também notícia de estradas cortadas pela água e por algumas árvores que não resistiram à força do vento e caíram.
Em algumas partes, sobretudo na periferia de Nova Iorque, as inundações provocaram o corte do abastecimento de energia eléctrica.
A tempestade está nesta altura a atravessar a cidade, cujas ruas estão praticamente desertas. Ouvem-se sirenes, um ruído típico de Nova Iorque e as ruas estão desertas, com as pessoas a não arriscarem sair à rua.
Carros da polícia patrulham lentamente algumas das principais artérias que estão a ser fustigadas por fortes rajadas de vento e por uma chuva que cai de forma ininterrupta há várias horas.
Em algumas zonas o vento destruiu os toldos das lojas e deitou por terra as caixas de venda de jornais, embora, por enquanto, pareça não haver estragos de maior a registar.
A situação deverá acalmar da parte da tarde e as previsões apontam para uma segunda-feira de Sol.