Cidade de São Filipe, 07 Set (Inforpress) – O amontoado de carcaças de viaturas e ferros velhos nas proximidades da Oficina Central e de um dos anexos da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa preocupa os moradores do bairro de Achada São Filipe.
Baltazar Alves, um dos moradores do bairro e conhecido “lutador” contra essa situação, deixou transparecer a sua preocupação com o arrastar da mesma que, segundo indicou, constitui perigo eminente para os moradores.
Disse, igualmente, ter colocado o problema ao anterior director do Serviço Autónomo Municipal de Saneamento Básico e Mecânica (SASMA), por duas vezes, e ao actual director, por três vezes, para além de ter falado com o próprio delegado de Saúde de São Filipe.
Todavia, lamentou, nenhuma medida de concreta foi adoptada para a remoção das carcaças, uma situação que desvaloriza o próprio bairro.
As carcaças e os ferros velhos, defendeu, constituem viveiros para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, além de contrariar a política desenvolvida pelo SASMA e as mensagens dirigidas à população para o combate aos mosquitos.
O morador de Achada São Filipe questionou como é que este serviço poderá exigir à população para participar na luta contra a dengue e outras doenças se o próprio serviço tem, nas suas redondezas, amontoados de carcaças e ferros velhos.
Contactado pela Inforpress, o director do Serviço Autónomo Municipal de Saneamento Básico e Mecânica, Amílcar Brandão, prometeu diligenciar no sentido de enviar uma equipa para se inteirar da situação e proceder à remoção das carcaças.
Contudo, fez saber que o SASMA continua a se deparar com a falta de contentores para a recolha de lixo nos diferentes bairros.
Em alguns bairros, informou, as pessoas arranjaram bidões para depositar o lixo ou fazem-no em sacos de plástico que são colocados nos sítios habituais para serem recolhidos pelo camião da Câmara.
O SASMA aguarda o processo de desalfandegamento de um conjunto de equipamentos para o saneamento básico (uma centena de contentores e outros materiais) para resolver esta situação, que se arrasta há algum tempo.
Fogo: Carcaças nas proximidades da Oficina Central preocupa moradores de Achada São Filipe