Festival da Baía: Organização admite transmissão televisiva em directo sem TCV

29-07-2011 13:58

 

Mindelo, 29 Jul (Inforpress) – O vereador da Cultura e presidente da comissão organizadora da 27ª edição do Festival da Baía das Gatas, Humberto Lélis, admite a possibilidade de transmissão televisiva em directo do certamente por uma estação nacional que não a TCV. 


Sem referir o nome da estação, o vereador explicou que a televisão pública (TCV) já informou que, este ano, não fará a transmissão em directo do festival, mas que está aberta a possibilitade de uma outra estação de televisão proceder a transmissão em directo do evento. 

“Se houver disponibilidade de outras estações de televisão de efectuar a transmissão estamos abertos, desde que tal não venha significar responsabilidade financeira para a Câmara Municipal,  pois não temos recursos financeiros  para suportar, em termos logísticos, a transmissão”, concretizou o autarca. 

A 27ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, prevista para os dias 12, 13 e 14 de Agosto, tem como cabeça de cartaz a cantora brasileira Alcione. 

Ao longo dos três dias, uma leque diversificado de artistas, com predominância de músicos e grupos de Cabo Verde, sobem ao palco do fórum Baía, no certame este ano é dedicado à popualção de São Vicente  pela forma como, ao longo dos anos, prestou, com a sua “massiva e ordeira” participação, um “valioso contributo” para que o mesmo fosse, hoje, considerado o maior evento musical do país e um dos mais destacados da África Ocidental. 

Para além de consagrada artista brasileira, Alcione, do estrangeiro virão ainda o grupo Zouk Star, de Paris, o grupo de reggae Delidel Touch, da Holanda, e ainda o angolano Don Kikas e banda. 

O elenco do festival abre espaço para a actuação de artistas cabo-verdianos residentes e na diáspora como são os casos de Tito Paris, Titina Rodrigues, Dudu Araújo, Zé Delgado,  Jorge Humberto, Diva Barros, Jorge Sousa, Gabriela Mendes, Vlu, Constantino Cardoso, Manecas matos, Zizi Vaz, Edson e Deisy, entre outros. 

Assim, para o dia 12 de Agosto, com início previsto para as 20:00, devem actuar o Projecto “Cantá São Vicente”,  Mirri Lobo e banda e Constantino Cardoso, sendo a abertura a cargo do grupo coral da Escola Secundária Jorge Barbosa e do projecto de dança “Juntamon”. 

No sábado, 13, o alinhamento consagra as actuações de Vlu e Banda, Don Kikas, Alcione e banda, Zouk Star e Delidel Touch. 

No domingo, a encerrar a 27ª edição, sobem ao palco os grupos e artistas Expavi, Dub Squad, Djodji, Ricky Boy e banda, Beto Dias e Cordas do Sol. 

O festival está orçado em 15 milhões de escudos, inscritos no orçamento camarário,  aos quais deverão ser adicionados outros montantes provenientes de contratos de patrocínio.