Cidade da Praia, 30 de Jul (Inforpress) – Os estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), beneficiários do Programa de Iniciação Cientifica, (PIC), viajam amanhã para o Brasil a fim de realizarem pesquisas em diversas universidades barasileiras.
Segundo o vice-reitor e supervisor da Comissão para Iniciação Científica da Uni-CV, Marcelo Galvão Baptista, realiza-se no âmbito de um protocolo de cooperação que a Uni-CV assinou com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A CAPES, como disse, apoia financeiramente os alunos da Universidade pública, que recebem uma bolsa alimentícia, além de assistência médica da parte desse programa brasileiro.
Durante dois meses, os alunos da Uni-CV frequentarem estágios de iniciação científica em universidades federais brasileiras, sob a orientação de professores experientes, no quadro do programa de iniciação científica desse país.
Este ano, é a terceira edição do programa e nele participam 29 alunos de todas as áreas de conhecimento, que vão ser acolhidos por 10 universidades federais do Brasil, com destaque para as de Brasília (UNB), São Carlos (UFSCAR), Minas Gerais, Uberlândia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esta terceira edição, na óptica de Galvão Baptista, mostra que os alunos da Uni-CV estão bem preparados para continuarem o seu trabalho no Brasil. Nas primeira e segunda edições, em 2009 e 2010, 31 alunos foram contemplados por sete universidades brasileiras em diversos cursos.
“Os alunos tiveram um excelente desempenho no Brasil em relação aos alunos de outras universidades dos países de língua portuguesa”, destacou o professor da Uni-CV, para quem os seleccionados já estão no terceiro ano do curso e têm uma noção do que seja uma iniciação científica.
Os mesmos, fez saber, devem ter a média de treze valores e, depois de dois meses de estágio, regressam a Cabo Verde com um relatório dos trabalhos realizados para serem apresentados num congresso de iniciação cientifica, que se realiza todos os anos, em Outubro/Novembro, na Uni-CV, devendo, como habitualmente, o melhor relatório ser seleccionado para publicação.