A central fotovoltaica de Monte Trigo, lançada em Março do ano passado, insere-se no âmbito do projecto sobre de energias renováveis do Tarrafal e Monte Trigo, designado por SESAM-ER (serviço energético sustentável para povoações rurais isoladas de Santo Antão, mediante micro-redes baseadas em energias renováveis).
O projecto SESAM-ER, que visa suprir as necessidades em termos de energia eléctrica dessas duas localidades isoladas do concelho do Porto Novo, abarca ainda a instalação de uma micro-central hidroeléctrica no Tarrafal, zona vizinha do Monte Trigo.
A técnica responsável pela execução do projecto SESAM-ER, Janina Cabral, confirmou à Inforpress que os equipamentos para a micro-central fotovoltaica em Monte Trigo já estão no Porto Novo e que o início da montagem está prevista para o dia 16 deste mês de Agosto.
Janina Cabral, adiantou ainda, que se prevê a finalização da montagem da referida central, com potência para 39 KVA, para o mês de Outubro próximo.
A micro-central fotovoltaica de Monte Trigo consiste na construção de raiz de um parque fotovoltaico, um edifício de controlo e regulação e ainda e vão ser realizados trabalhos de reabilitação e adequação da rede de distribuição.
Por seu turno, a micro-central hidroeléctrica no Tarrafal, com potência de 114 KVA, tem as obras atrasadas, mas espera-se que a unidade esteja operacional entre finais deste ano e primeiro trimestre de 2012.
Em relação à micro-central hidroeléctrica de Tarrafal, prevê-se a construção de um edifício de geração hidroeléctrica, um edifício de controlo e regulação e serão realizados também trabalhos de manutenção e adequação da rede de distribuição eléctrica.
O projecto SESAM-ER é co-financiado pela União Europeia (UE), através dos Fundos ACP, em cerca de 163 mil contos.
Tem a coordenação técnica da Águas da Ponta Preta e conta com a parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, TramaTecnoAmbiental e Erhtec (Espanha), TransEnergie (França) e IDMEC (Portugal).
O projecto beneficiará um total de mil e 200 pessoas, distribuídas pelos povoados do Tarrafal e Monte Trigo, que passarão a ter energia eléctrica durante 24 horas por dia.
O mesmo visa suprir as necessidades energéticas básicas de ambas as localidades, as quais se abastecem actualmente de energia eléctrica produzida através de combustíveis fosseis (oito horas diárias, em média).
Energias renováveis: equipamentos para Monte Trigo já estão no Porto Novo
06-08-2011 23:14