Delegação governamental do Benim conhece experiência cabo-verdiana em E-Gov

27-07-2011 12:57

 

Max Ahoueké afirma que em relação ao Benin, país da região ocidental da África, o Arquipélago está num patamar acima nesta matéria, daí a decisão de virem conhecer as conquistas cabo-verdianas no E-GOV. 

Lourdes Barros, Gestora da Casa do Cidadão que recebe a visita da delegação do Benim [Foto: Marcos Fonseca]

Uma delegação governamental do Benin, chefiada pelo Ministro das Comunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação está em Cabo Verde para durante dois dias conhecer a experiencia do País em governação eletrónica.

Max Ahoueké afirma que em relação ao Benin, país da região ocidental da África, o Arquipélago está num patamar acima nesta matéria, daí a decisão de virem conhecer as conquistas cabo-verdianas no E-GOV.

“Viemos conhecer o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação porque Cabo Verde está mais avançado neste domínio que o Benin.

Despertamos interesse pela área há poucos anos e queremos ver a experiencia de Cabo Verde. Acabo de ver o painel da governação electrónica modelo em fase de aplicação no Benin”, diz Ahoueké.

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação foi o ponto de partida da visita, onde além de conhecerem as instalações do NOSI, a delegação inteirou-se do modelo cabo-verdiano de E-Gov.

“Vamos ver como a aplicação se processa aqui e como os cidadãos reagem a este sistema de desenvolvimento. Uma das questões é saber se as pessoas colocam a liberdade acima de tudo. Cada país tem o seu sistema e as suas necessidades as quais tê influência nas diversas aplicações e como Cabo Verde conhece um franco desenvolvimento em vários setores para o qual foram decisivas as experiencias acumuladas nos domínios económicos, sociais e administrativos", explica.

A delegação, que é ainda composta pelo Ministro da Reforma Administrativa e Institucional do Benim, tem agendada visitas a diversos setores da administração pública nacional, entre os quais a Casa do Cidadão, a Direcção dos Registos e Notariado, o INPS e o Centro Tecnológico.