Segundo o vice-presidente da CVCV, Amílcar Baptista, a eleição dos novos órgãos da CVCV decorre durante a IX Assembleia-Geral da organização, que tem início esta tarde, na Cidade da Praia, com a presença de 57 delegados vindos de todos os concelhos locais espalhados por todo o país.
Amílcar Baptista garante que a actual presidente da CVCV, Eloisa Évora, não é candidata a um novo mandato e “que vai haver uma renovação praticamente de todo o conselho superior e da presidência”.
Sob o lema “A caminho de 2020: fazer mais, fazer melhor, ir mais longe”, a IX Assembleia-Geral da CVCV, diz, terá como outro objectivo principal a análise e aprovação dos relatórios de actividades e de contas do triénio 2008-2011.
Para além de convidados nacionais, a IX Assembleia-Geral vai contar com “muitos convidados que vêm de fora e um deles é o representante da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Momodou Fye”, refere Amílcar Baptista.
Anunciou que estará a seu cargo desse convidado a apresentação da Estratégia e Desafios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no cenário da crise mundial apresentada peloRepresentante da Federação Internacional da Cruz Vermelha.
Neste particular, Amílcar Baptista espera que a organização a que pertence seja “capaz de lutar para fazer face às situações da crise económica, mas também aos problemas advenientes das mudanças climáticas e sociais que temos em Cabo Verde”.
Por isso, tem como grande expectativa para esta IX Assembleia-Geral que a CVCV possa alcançar maior dinamismo e consiga obter maior participação dos voluntários.
De 2008 até 2011, destaca como principais acções desenvolvidas pela Cruz Vermelha cabo-verdiana as ligadas à pequena infância, à terceira idade nos seus centros de dia, de luta contra VIH-Sida, no âmbito do qual conseguiu implementar o projecto “Viver sem medo”, em São Vicente.
Nas suas palavras, a CVCV destaca-se, igualmente, na luta contra as diabetes, intervenções na luta contra a dengue, acções de formação ligadas aos primeiros socorros e luta contra catástrofes.
Para 2011-2014, Amílcar Baptista avança como grande aposta da Cruz Vermelha a definição das linhas de orientação das actividades futuras da organização e a revisão dos estatutos CVCV.
A abertura da IX Assembleia Geral acontece esta tarde, na Assembleia Nacional, e vai ser presidida pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, em representação da ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes.
O encerramento desta reunião Magda da Cruz Vermelha de Cabo Verde vai estar a cargo do presidente do Parlamento cabo-verdiano, Basílio Mosso Ramos, em representação do Presidente da República, Pedro Pires, que se encontra em São Tomé e Príncipe, para assistir à posse no novo presidente da República, Manuel Pinto da Costa.
CVCV vai eleger novos corpos sociais na IX Assembleia-Geral que começa hoje