Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – A selecção de Cabo Verde de futebol volta a realizar dois treinos esta terça-feira, na Academia do Sporting Clube de Portugal, em Alcochete, com vista à sua preparação para o jogo de sábado em Bamako, ante o Mali.
Depois de ter agrupado todos os jogadores disponíveis na sessão inaugural da segunda-feira, o seleccionador Lúcio Antunes e os seus colaboradores do “staf” técnico alertaram os convocados para a necessidade de Cabo Verde vencer fora de portas para relançar a sua candidatura à fase final do Campeonato Africano das Nações.
Circulações com a bola a todo o terreno, lances de bolas paradas e pressing são algumas das jogadas que estão a ser ensaiadas por Cabo Verde, que vai apostar numa linha de ataque formada por Dady e Helton para surpreender os convocados do antigo futebolista francês Alain Giresse.
A equipa técnica acredita que Cabo Verde conhece bem a forma de jogar dos malianos, tido à partida como o mais sério dos candidatos deste Grupo 1 de apuramento para a Copa Africana das Nações, prova que, em 2012, vai ser disputada parcialmente pela Guiné Equatorial e Gabão.
Lúcio Antunes acredita que, assim como Cabo Verde vai a Bamako com a ambição de ganhar para reforçar a sua liderança, a equipa maliana prepara-se para tentar assaltar o comando, com a ambição natural de se posicionar na linha da frente.
Por isso, a equipa técnica da selecção crioula espera uma partida difícil neste sábado, pelo que tenta incutir nos seus atletas a ideia de subir para o relvado com o pensamento na vitória para que Cabo Verde continue a depender apenas de si.
As duas selecções inauguram esta fase do grupo precisamente há um ano, no Estádio da Várzea, onde Cabo Verde recebeu e venceu o Mali por uma bola a zero, jogo este que ditara a liderança da equipa cabo-verdiana, pois beneficiou do empate 1-1 em Monróvia, entre as selecções da Libéria e do Zimbabué.
O jogo, referente à quinta e penúltima jornada do Grupo A de qualificação, realiza-se na tarde de sábado em Bamako, pelo que a selecção de Cabo Verde deixa Portugal quinta-feira com destino ao Mali.
Cabo Verde lidera com sete pontos, contra seis do Mali, seguido do Zimbabwé com cinco e da Libéria com quatro.