Brava: MDR faz balanço positivo da campanha de plantação de árvores

30-08-2011 13:15

 

Cidade de Nova Sintra, 30 Ago (Inforpress) – O delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) da Brava, Lenine Carvalho, assegurou À Inforpress que, durante este fim-de-semana, foram plantadas duas mil e 500 árvores entre fruteiras e florestais, o que torna positivo a campanha em curso nessa ilha. 

De acordo com Lenine Carvalho, as expectativas foram ultrapassadas, porquanto, inicialmente, o MDR pretendia fixar apenas duas mil plantas.

Mesmo assim, o delegado do MDR lamenta o facto de a campanha não ter podido contar com a adesão que se esperava por parte da população, tendo-se registado apenas a participação de alguns bravenses das localidades de Cachaço e Campo Baixo, bem como as respectivas associações cívicas.

Das instituições convidadas, Lenine Carvalho afirmou que apenas a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a delegação do Ministério da Educação se fizeram representar com apenas uma pessoa.

Entretanto, aquele responsável garantiu à Inforpress que a campanha vai continuar, desta feita sob a responsabilidade de uma equipa designada pelo MDR, atendendo que, no total, foram disponibilizadas para a ilha Brava, cerca de seis mil plantas entre fruteiras e florestais.

De acordo com Lenine Carvalho, preferencialmente vão continuar a plantar árvores florestais na localidade de Cachaço e Campo Baixo como forma de facilitar o trabalho dos guardas florestais e para que possam fazer melhor o seu trabalho de fiscalização.

Árvores fruteiras vão ser plantadas em todas as zonas que reunirem condições, contando para o efeito com a participação de grupos de agricultores e de associações do ramo.

Refira-se, que esta campanha decorre no âmbito da decisão das Nações Unidas que proclamou 2011 Ano internacional das florestas, com o objectivo de consciencializar a sociedade sobre a necessidade da preservação da floresta para uma vida sustentável no planeta.