Fogo: CMSCF procura parcerias para levar água a Chã das Caldeiras, Cabeça Fundão e Tinteira

24-08-2005 06:28


Cidade de São Filipe, 24 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo (CMSCF) está a mobilizar parcerias para o financiamento de projectos no sector de abastecimento de água a algumas localidades daquele município. 

O edil de Santa Catarina, João Aquileu Barbosa Amado, disse à Inforpress que houve um contacto com a empresa norte-americana Cape Verde Wind, lLC, cuja uma delegação terminou, neste último fim de semana, contactos com as três câmaras municipais da ilha.

No caso do seu município, João Aquileu Barbosa Amado confirmou ter já apresentado aos responsáveis dessa empresa o projecto de elevação de água a Chã das Caldeiras e Cabeça Fundão, a partir de Achada Furna, orçado em mais de 60 mil contos.

Contudo, fez saber, ainda não há uma posição clara sobre o financiamento ou não desse projecto por parte da empresa norte-americana.

O projecto, elaborado por técnicos da empresa Águabrava, prevê a construção de cinco estações elevatórias que funcionarão com recurso a energias renováveis, entre Achada Furna e Chã das Caldeiras.

A edilidade de Santa Catarina, disse João Aquileu Amado, apresentou outros dois projectos no sector de abastecimento de água, nomeadamente para a ligação domiciliária nas localidades de Achada Furna e Tinteira, orçados em seis e 17 mil contos, respectivamente.

O autarca adiantou, por outro lado, que a electrificação com recurso a energia eólica, quer para Chã das Caldeiras, que para a cidade de Cova Figueira, foi, também, objecto de discussão com os responsáveis da Cape Verde Wind, lLC, apesar de ser um assunto que está a ser analisado com o Governo.

Recorde-se que as localidades de Chã das Caldeiras, ponto turístico por excelência e muito procurado pelos visitantes da ilha do Fogo, que dispõe de duas unidades de hospedagem, além de várias casas com alojamento familiar, e Cabeça Fundão, situada a poucos metros da entrada de Chã das Caldeiras, são dos únicos povoados do município de Santa Catarina do Fogo que continuam a ser abastecidos por água auto-transportada.