Médio Oriente: PM israelita pronto para iniciar negociações de paz com palestinianos

20-07-2011 18:48

 

Jerusalém, 20 jul (Inforpress) - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou-se pronto para iniciar imediatamente negociações de paz com os palestinianos em Jerusalém e mesmo em Ramallah (Cisjordânia), numa entrevista hoje divulgada. 


"Está tudo sobre a mesa, mas é preciso sentar-se à mesa" das negociações, declarou em inglês numa entrevista à cadeia de televisão árabe Al-Arabiya.
"Estou pronto para negociar imediatamente a paz entre os nossos dois povos, diretamente com o Presidente [da Autoridade Palestiniana, Mahmud] Abbas e podemos fazê-lo em Jerusalém, Ramallah ou em qualquer outro local", acrescentou. 
O chefe do Governo israelita acusou a direção palestiniana de ter provocado o bloqueio das negociações de paz. 
Na opinião de Netanyahu, a direção palestiniana recusou no passado concluir as negociações e não quer, no presente, renovar o diálogo de paz. 
Suspensas durante cerca de dois anos, as negociações de paz israelo-palestinianas foram relançadas no início de setembro de 2010, sob pressão dos Estados Unidos, mas foram novamente bloqueadas algumas semanas depois com o fim de uma moratória parcial de dez meses sobre a construção nos colonatos judaicos e que Israel recusou prolongar.