Esta certeza foi manifestada à imprensa pelo próprio director geral da Cabo Verde Fast Ferry, Sean Pond, para quem o navio foi testado, pelo Damen, considerado um dos melhores construtores do navio a nível mundial, nos mares da Holanda.
Segundo indicou, o Kriola está equipado com uma tecnologia especial, que incluem embarcações salva-vidas zodíacos, sistema de Sprinkler e sistema de C02, pelo que, defende, o conforto dos clientes e passageiros está no topo das suas atenções.
Quanto aos enjoos a que os passageiros reclamam, a administração defende que acontece de quando em vez, nas zonas mais críticas, em que o navio enfrenta turbulências consideradas inevitáveis como Alcatraz e Mar de Canal.
Em termos de receitas, a administração da CVFF revelou que nestes seis meses da sua implantação no território nacional, Kriola tem mantido uma capacidade média de 50 por cento, de Janeiro a Junho, sendo que nos últimos meses a sua taxa tem subido na ordem dos 70 por cento.
De acordo com Sean Paul, nesses seis meses Kriola já transportou 30 mil 910 passageiros e cerca de três mil, 518 toneladas de cargas, tendo facturado 18 milhões de escudos mensais.
Quanto ao segundo fast ferry, “Liberdade”, que vai navegar nas águas de Barlavento, Seam Pond afirma que a sua chega ao país foi retardada para Outubro/Novembro, porque o navio, totalmente construído desde finais de Abril em Singapura, teve de ser submetido a algumas adaptações.
Estas alterações, de acordo com Pond, incluem hélices de proa, aumento de rampas, acréscimo da capacidade de tanque de água e acréscimo de assentos de 166 para 200 passageiros.
Cabo Verde Fast Ferry garante que Kriola é o navio mais seguro do arquipélago